O traçado da Lagoa em Fafe recebeu este sábado o primeiro evento da temporada do Rally Series, aquela que é a mais recente competição a chegar ao calendário do automobilismo português.
Questionado sobre qual a motivação para iniciar esta nova competição André Lavadinho, conhecido fotografo do WRC e promotor do Rally Series afirma que este campeonato “nasceu de uma vontade genuína de implementar um modelo e ajudar os ralis a evoluírem e a adaptarem-se às novas exigências do desporto e da sociedade. Desde 2020, começámos a trabalhar num formato que tornasse a modalidade mais acessível, dinâmica e envolvente para pilotos, equipas, patrocinadores e adeptos.
O objetivo foi criar um campeonato / série que reduzisse custos sem comprometer a competitividade, garantindo um equilíbrio entre espetáculo, inovação e sustentabilidade. O conceito das PECs Arena com máximo de 4km e uma pec exterior com um máximo de 12km disputadas várias vezes e a forte aposta na promoção digital e mediática são reflexo dessa visão.”
Esta competição que promete "um formato único de competição e entretenimento" e que é composto por cinco rondas ao longo do ano trouxe a Fafe o "Hankook Day", um dia de testes realizado em parceria com a Demoporto e a FPAK e que permitiu aos pilotos e equipas testar estratégias e detalhes antes da primeira prova que será já nos dia 22 e 23 deste mês.
Este dia foi apadrinhado pela Hankook que foi recentemente anunciada como fornecedor exclusivo do WRC e que é parceira oficial do Rally Series, que se fez representar por Thomas Baltes, engenheiro chefe da Hankook Tire que enalteceu que "o Rally Series é uma enorme oportunidade para mostrarmos o desemprenho dos nossos pneus". Por seu lado André Lavadinho refere que "é um enorme orgulho contar com uma marca tão prestigiada como a Hankook no Rally Series. Esta parceria é um reflexo da nossa visão de elevar o nivel da competição".
Para esta temporada “o foco está em consolidar o conceito e mostrar que este formato pode ser uma solução viável para o futuro dos ralis. Queremos proporcionar eventos bem organizados, com elevado nível desportivo e uma experiência diferenciadora para todos os envolvidos.
Apostamos na cobertura em highlights distribuidos a media e canais televisivos, em zonas de espetáculo bem definidas e num ambiente onde os fãs podem estar mais próximos da ação no coração do evento, a especial arena. O nosso compromisso é criar valor para os pilotos e equipas, com prémios monetários num futuro próximo e maior retorno mediático para os seus patrocinadores e a comodidade dos mesmos na nossa fanzone e espaços dedicados em cada ronda da série 2025“
Terminado este evento é agora altura para as equipas finalizarem as preparações e definirem estratégias para abordar o primeiro grande evento desta competição no ultimo fim-de-semana deste mês em Baltar, naquele que promete ser um fim-de-semana bastante competitivo e com zonas de espetáculo onde o público poderá assistir com vistas privilegiadas e contará com espaço de restauração e uma zona de lazer a pensar nas famílias.
Quanto ao futuro do Rally Series, André Lavadinho reitera que “passa por um crescimento sustentável, mantendo a proximidade com as equipas e ouvindo as suas necessidades. Queremos continuar a inovar no formato, explorando novas localizações, parcerias e integrando ainda mais tecnologia para melhorar a experiência do público e dos participantes.
Além disso, acreditamos que os ralis devem ser mais acessíveis, sustentáveis e envolventes, e queremos ajudar a construir esse caminho. O nosso desejo é que o Rally Series se torne uma referência na modernização da modalidade, sempre com o espírito de ajudar os ralis a evoluírem e a alcançar novas audiências a nivel mundial.”












