A edição de 2025 da Rampa Porca de Murça, realizada nos dias 22 e 23 de março, marcou o arranque do Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) JC Group e registou um recorde de mais de 80 pilotos inscritos. A prova, organizada pelo CAMI Motorsport, voltou a desafiar os participantes com as exigentes “curvas de Murça”, um verdadeiro teste de consistência e destreza ao volante.
André Fernandes, ao comando do seu Porsche 991 GT3 Cup, impôs-se na competição e venceu categoricamente, dominando também a classe GT. O piloto deixou o tetracampeão nacional de Montanha, Hélder Silva (Norma FC20 M20FC), a 2,8 segundos, assegurando uma vitória expressiva logo na primeira prova da temporada.
O pódio ficou completo com José Rodrigues, ao volante de um Porsche 911 GT3 Cup de geração anterior. O piloto de Braga demonstrou a sua capacidade ao repetir o bom desempenho que já o havia levado à vitória na Rampa Serra da Estrela, a última prova do CPM 2024.
Nos restantes lugares do top 10, destacaram-se Luís Nunes (Skoda Fabia R5), vencedor do Grupo SC A, seguido de Vítor Pascoal (Porsche 911-991.2 GT3 Cup) e Gonçalo Inácio (Kia CEED), que triunfou na categoria Turismo 2. Joaquim Teixeira (Hyundai Elantra TCR), José Almeida (Porsche 991 GT3 Cup), Sérgio Nogueira (SilverCar S3, vencedor dos Protótipos B) e Nuno Guimarães (SilverCar S2) completaram a tabela dos dez primeiros classificados.
A instabilidade meteorológica e as alterações do estado do piso obrigaram as equipas a ajustarem as suas estratégias ao longo do fim de semana. Além de pontuar para o Campeonato de Portugal de Montanha, a prova também integrou o Campeonato Portugal de Clássicos Montanha (CPCM), o Campeonato Portugal Legends Montanha (CPLM), o Campeonato Portugal de Montanha 1300 (CPM 1300) e a Taça Portugal Kartcross de Montanha (TPKM).
Com um traçado de 4.200 metros, a Rampa Porca de Murça voltou a proporcionar um espetáculo de alto nível aos fãs do automobilismo, reforçando o estatuto da região como um dos palcos mais emblemáticos da modalidade em Portugal.

Veja também

Back to Top