O Algarve Classic Festival 2024, realizado no passado fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, reuniu entusiastas do automobilismo histórico numa celebração única. Considerado um dos maiores eventos do género no sul da Europa, o festival contou com uma impressionante coleção de carros históricos e emocionantes corridas de várias categorias.
Entre os destaques estiveram as competições do Campeonato Português de Velocidade (CPV), Iberian Supercars, e as provas organizadas pela ANPAC, que incluíram categorias como Velocidade Clássicos, Velocidade 1300, Velocidade Legends e Carrera Los 80’s. Os fãs de duas rodas também marcaram presença, com motos clássicas a abrilhantarem o programa de sábado e domingo.
O evento foi marcado por grelhas esgotadas, reunindo representantes de 12 nacionalidades distintas. Na classe Gentleman Driver Spirit (GDS), um número recorde de inscritos trouxe novidades como o Ford Cortina Lotus dos irmãos Macedo Silva e dois novos Mini Cooper S holandeses. Já a classe H-1965 viu a estreia de quatro Jaguar E-Type e o regresso de clássicos como o Shelby Cobra e o Iso Grifo A3/C.
Nas corridas de sábado, Pedro Bastos Rezende conquistou a pole-position com o seu De Tomaso Pantera, mas foi o Ford GT40 de Christian Oldendorff que liderou grande parte da prova. No entanto, após penalizações e decisões estratégicas, João Pina Cardoso e Carlos Brízido, com o Porsche 911 3.0 RS, foram declarados vencedores.
No domingo, o Ford GT40 de Oldendorff triunfou novamente na classe GTP & Sportscar, enquanto Laurent Jaspers, ao volante de um Jaguar E-Type, venceu a classe H-1965. Outras categorias destacaram-se com disputas intensas, como os H-1976, vencidos pela dupla Bruno Duarte/Filipe Jesus, e os H-1971, dominados por Piero e Guilherme dal Maso no Porsche 911 2.5 ST.
No Index de Performance, que valoriza a regularidade e eficiência dos carros históricos, Luck de Cock, com um Lotus Elan, foi premiado com um relógio Cuervo y Sobrinos, numa cerimónia tradicional do evento.
A temporada de 2024 do Historic Endurance encerra a 30 de novembro, com os emblemáticos 250 km do Estoril, prometendo mais um espetáculo de automobilismo clássico no Autódromo do Estoril.




























